Uma cidade histórica e com muito sobe e desce, assim é Lisboa. Desde de antigamente os moradores sofriam com isso para subir as ladeiras da cidade, com isso o engenheiro Raoul Mesnier de Ponsar, criou as três funiculares: Elevador do Lavra, Elevador da Gloria e Elevador da Bica e mais o Elevador de Santa Junta.
Além de ser um transporte de pessoas, também se tornou uma atração turística na cidade.
Elevador da Lavra
O mais antigo elevador em funcionamento em Lisboa, inaugurado em abril de 1884, e também o elevador menos conhecido, faz ligação entre o largo da Anunciada e Rua Câmara Pestana, através da calcada do Lavra
Este elevador e usado para visitar o Miradouro do Torel, onde se pode ter uma linda vista da Avenida da Liberdade e da Baixa de Lisboa.


Elevador da Gloria
Inaugurado em 1885, o elevador da Gloria, faz uma ligação entra Praça dos Restauradores e o Bairro Alto (Miradouro de São Pedro de Alcântara), através da Calcada da Gloria.
O Elevador da Gloria e o mais conhecido e o mais procurado pelos turistas.
Você também vai gostar de ler: O que fazer no centro de Lisboa
Elevador da Bica
O elevador da Bica foi inaugurado em junho de 1892 e faz ligação entre a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz (Cais do Sodre ao Bairro Alto). O elevador mais usado e fotografado da cidade, que percorre a rua da Bica de Duarte Belo, com uma vista do Rio Tejo ao fundo.


Elevador Santa Justa
Com 45 metros de altura e inaugurado em julho de 1902, faz ligação entre a Rua do Ouro (baixa de Lisboa), ao Largo do Carmo, parte alta.
O elevador mais famoso da cidade de Lisboa, e considerado o elevador que proporciona a vista mais bonita da cidade.
Uma torre neogótica, construída de ferro fundido e decorada com elementos em filigrana, em seu top existe um miradouro com vistas incríveis para a cidade.
Veja mais conteúdos sobre Lisboa em nosso Blog