+351 915 652 698

O que fazer no centro de Lisboa

Roteiro simples sobre o que fazer no centro de Lisboa

Paisagem, bebida e comida

Um roteiro que gosto de fazer e indicar aos amigos que venham pela primeira vez em Lisboa, começamos por cima com a Parque Eduardo VII e descendo até o Rio Tejo

Parque Eduardo VII

Considerado o maior parque do centro de Lisboa, com seus 25 hectares com muito verde, onde-se pode encontrar restaurantes, playground, estufa fria, campo de tênis, academia e piscina. Ao topo você pode encontrar um monumento em homenagem ao 25 de Abril e além disso se deparar com uma lista vista de toda da cidade até o Rio Tejo.

Endereço: Parque Eduardo VII, 1070-051 Lisboa

Após descermos o Parque Eduardo VII iremos encontrar a Praça do Marques do Pombal

Praça do Marques do Pombal

Uma importante praça de Lisboa, onde no centro se encontra o monumento a Marques de Pombal que foi o governador de Lisboa entre 1750 a 1777, junto ao monumento também e leões que simboliza poder, inaugurada em 1934. Desta praça você pode ver a Avenida da Liberdade.

Endereco: Praca do Marques do Pombal

Avenida Liberdade

Esta avenida da ligação com a baixa, ou seja, da Praça Marques do Pombal a Praça dos Restauradores. O que você pode encontrar no caminho são: as grandes lojas de luxo, jardins, monumentos, calcada portuguesa e muitas arvores.

Endereco: Avenida Liberdade

Praça dos Restauradores

Localizada na baixa de Lisboa, ao centro encontra-se o monumento em forma de obelisco, construído em 1886, para comemorar a restauração de 1640, referente a Independência de Portugal da Espanha, com 30 metros de altura.

Endereco: Praça dos Restauradores, 1250-188 Lisboa

Próxima parada experimentar a tradicional ginjinha

A Ginjinha Espinheira

Localizado no Largo de São Domingos, foi o primeiro estabelecimento de Lisboa a comercializar a ginjinha (1840). Espinheira o nome do proprietário, fez a experiencia em deixar fermentar a ginjas dentro da aguardente, junto com açúcar, água e canela. O sucesso foi de imediato, uma bebida doce e barata.

Endereco: Largo São Domingos 8, 1100-201 Lisboa

Praça Dom Pedro IV (Rossio)

Mas conhecida pelo seu antigo nome Rossio, localizada na baixa de Lisboa. Diversos eventos aconteceram nesta praça como: touradas, paradas militares, comício políticos e autos-de-fé na época da Inquisição. Ao centro a uma coluna de 28 metros de altura, que no top está a estátua do Dom Pedro IV, o primeiro imperador do Brasil independente, colocada em 1870. Em 1889 foram colocadas duas fontes uma de cada lado da coluna e no século XIX, foi colocado a tradicional calcada portuguesa com as cores preto e branco.

Endereco: Praça Dom Pedro IV, 1100-199 Lisboa

Após a Praça Dom Pedro IV, vamos em direção a famosa Rua Augusta, que liga a praça Dom Pedro IV (Rossio) a Praça do Comercio.

 

Rua Augusta

A rua Augusta surgiu após a reconstrução da região que foi destruída pelo terremoto de 1755. E uma rua de apenas pedestres, foi fechada para o trânsito. Na rua Augusta você encontra vários restaurantes, lojas e hotéis, muitos artistas de rua. A calcada portuguesa cobre toda a rua, deixando-a mais bela.

Endereco: Rua Augusta,1100-161 Lisboa

 



Ao andarmos pela a rua Augusta iremos fazer três paradas, vamos experimentar o famoso pastel de Bacalhau e o pastel de nata.

Elevador Santa Justa

Em uma rua paralela a Rua Augusta, temos a Rua Santa Justa, onde podemos encontrar o Elevador da Santa Justa. Como meio de transporte abriu em 1905, sendo que em 1907 começou a funcionar com eletricidade. O elevador liga a baixa de Lisboa ao Bairro Alto, tem 45 metros de altura, no topo você pode encontrar um café e uma plataforma onde pode ver toda a cidade, principalmente no período da noite onde a cidade fica toda iluminada, considerado um lugar romântico.

Endereco: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa

Fábrica de Nata

Inaugurada em 2017, a loja da Rua Augusta oferece pasteis quentinhos a toda hora e também pode ser servido junto com o vinho do porto, caso queira. Onde você pode acompanhar todo do processo de fabricação do Pastel, desde a massa até ir ao forno. Com dois pisos a loja decorada com mosaico hidráulico no chão, sofás e bancos de cores azuis e a mesa de pedra e há também quadros de imagens antigas da cidade de Lisboa.

Endereco: R. Augusta 275, A, 1100-422 Lisboa

Próxima parada:

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

O famoso e tradicional pastel de bacalhau e com seu único recheio do queijo da serra, no qual pode ser servido com o vinho do porto. Vale a pena experimentar pelo menos uma vez. Uma receita de 1904, a loja está aberta desde 2017, decorada com brasoes, fotos antigas da cidade e você também pode acompanhar a fabricação do pastel de bacalhau.

Endereco: R. Augusta 106, 1100-053 Lisboa

Seguindo um pouco mais a frente, vamos entrar o Arco da Rua Augusta e a Praça do Comercio.

Arco do Triunfo da Rua Augusta (Terreiro do Paco)

Mas conhecido como Arco da Rua Augusta, que também e um lindo miradouro (sim, paga para subir/entrar), com uma vista Panorâmica de 360* sobre a cidade, perfeito para ver o por do sol. O Arco está integrando o conjunto monumental do Terreiro do Paco. Sua construção foi concluída em 1873, as figuras laterais são de pessoas que foram importantes na história do país, tais como: Vasco da Gama, Marques do Pombal, Nuno Alves Pereira e entre outros. O Arco do Triunfo do Terreiro do Paco, representa a importância da expansão portuguesa ao encontro de povos desconhecidos e de civilizações diferentes.

Endereco: Praça do Comércio, 1100-148 Lisboa

Praça do Comercio (Terreiro do Paco)

A maior, principal e mais importante praça de Lisboa, localizada na frente do Rio Tejo, foi construída no século XVIII, após o terremoto de 1755, neste local ficava localizado o Palácio Real, que foi destruído no terremoto. No centro encontra-se a estátua de D. Jose I, montado em seu cavalo, todo trabalho em bronze. A praça servia para entrada nobre na capital. Atualmente na praça acontece muitos eventos culturais e Réveillon. Pode encontrar lá muitos restaurantes e cafés, museus, centro de informação turística e uma pousada.

Endereco: Praça do Comércio, 1100-148 Lisboa

E assim termino o nosso simples tour pelo centro de Lisboa.

Aproveitem essa linda cidade.

 

Rua Comandante Sacadura Cabral, 55B 
Ramada, Lisboa, Portugal